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A importância de ter um site bem desenvolvido

Discutíamos até muito pouco tempo o motivo para se ter um site. Mas, agora essa discussão mudou e a pergunta que não se cala é: Por quê ter um site bem desenvolvido?

Além de ser seu “cartão de visita digital” é o item que demonstrará, com maior intensidade e valor, tudo o que sua empresa faz e os resultados que pode entregar. Uma empresa que não possui um bom site acaba ficando para trás na concorrência.  Mesmo que seu trabalho seja de qualidade, se a apresentação de seu site estiver em déficit quando o cliente o acessar, pode não agradá-lo ao ponto de seguir adiante. Mesmo diante deste cenário já conhecido, algumas empresas pensam que basta marcar presença nas redes sociais para conseguir uma maior divulgação e aumentar suas vendas. É claro que criar perfis nas redes sociais é vantajoso para sua comunicação digital, e até mesmo poderá lhe ajudar a encontrar clientes e melhorar os lucros, porém isto apenas não basta.

Para se ter uma ideia, a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015 constatou que o brasileiro já gasta em média cinco horas por dia navegando na internet. Mais do que a televisão, inclusive (4h31). Quase metade da nossa população (48%) está conectada. E hoje, os primeiros contatos realizados com uma marca são através da internet, na maioria das vezes, à procura do site da empresa, para saber mais sobre ela. O site é mais do que um cartão de visitas. Ele é a sua empresa no meio virtual. Não tem como fugir disso, é fundamental, quesito básico.

Então, o seu site precisa ser completo, com todas as informações a respeito da sua empresa e serviços/produtos, deve ser moderno, atrativo, de fácil navegação, funcional e adequado para o seu público e todos os dispositivos pelos quais ele possa ser acessado. Então, além de ter um site, ele precisa ser bem desenvolvido. E isto vale para empresas de todos os tamanhos: micro, pequena, média ou grande. Ter um bom site institucional é como ter um excelente funcionário 24h por dia divulgando a sua empresa, durante todo o ano e em todos os lugares ao mesmo tempo.

  • Conteúdo

Além de ter páginas sobre a empresa, localização, objetivos e serviços/produtos, é preciso pensar na experiência que o seu público procura ter no meio virtual. Então, melhores caminhos, posições de conteúdos, cores, design, movimento, recursos modernos, organização, tudo deve estar relacionado com o seu negócio e o seu público. Tudo deve estar definido de forma clara, com fácil navegação, além de moderna e atraente, para criar uma interação perfeita para o usuário. Diversos estudos concluíram que um site com um bom design aliado a uma boa experiência de navegação converte/vende 60% mais do que um site com organização de conteúdo e design ruins. Além disso, os seus conteúdos devem estar sempre atualizados, para que nenhuma novidade fique de fora.

A boa organização dos conteúdos é fundamental para um site, mas precisamos destacar ainda mais o layout. Ele vai ser uma peça fundamental para a primeira impressão do cliente com a sua empresa na internet. Ele deve ser bonito, moderno, atrativo, organizado de forma simétrica, atraente. Um site com um layout atrativo e sofisticado (conforme seu segmento e público) passa credibilidade, boa impressão e profissionalismo.

  • Dispositivos móveis

Hoje em dia, ter um site que não funciona bem em dispositivos móveis é mesmo que não ter. Pode ser muito negativo para o seu cliente tentar acessar o site pelo celular e não ter uma boa impressão ou não conseguir visualizar as informações que procura. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015, o uso de telefones celulares para acessar a internet já compete com o uso por meio de computadores ou notebooks, 66% e 71%, respectivamente. Foi um crescimento  impressionante de 65% em relação a 2014. E o percentual ainda vai crescer, pode ter certeza. Não se pode mais ignorar essa realidade. Por isso, ter um site que funciona bem em todos os dispositivos e sites responsivos, que são aqueles que se adaptam para a melhor navegação em cada um deles, é fundamental hoje em dia. Já não podemos mais nem colocar como diferencial.

  • Otimizado para os buscadores

Na internet, você precisa que o seu site seja encontrado. Mas, para isso, ele precisa ser construído de forma otimizada para buscadores como o Google. Então, ter um bom site vai permitir até que a sua empresa seja encontrada pelo cliente em potencial. Um site bem elaborado, com um design funcional, com ótima experiência de navegação e pensando para o usuário, obterá posições de destaque nos buscadores, tornando assim um target especial quando o usuário buscar por algo relacionado aos seus serviços/produtos. E um bom site, tem na sua construção artifícios que colaboram com as buscas.

  • Investimento

Primeiro, devemos pensar que o valor gasto com a internet e a criação de um site hoje, para uma empresa, não deve ser encarado como um custo, mas como investimento básico. Mais uma vez, hoje em dia ter um bom site é primordial e fundamental. Mas o melhor de tudo isso é que o investimento para criar uma empresa no ambiente virtual é muito baixo. Muito mesmo. Nem se compara à criação de um escritório físico. Ou seja, não há desculpas para ficar para trás na concorrência. Invista na comunicação e na imagem da sua marca no meio virtual. O seu público precisa disso para estar próximo à sua marca, pois você precisa estar onde ele está!

Fonte: www.atequeenfim.com.br Nina Lacerda