Apareça e Cresça com a Site8

Sites seguros com chaves para desbloquear PCs com vírus Ransonware

Softwares liberam arquivos criptografados por ameaças que ‘sequestram computadores’.

Ferramentas gratuitas podem ser a melhor maneira para recuperar arquivos bloqueados por vírus ransomware sem precisar pagar nada para hackers. Oferecidas na web por fabricantes de antivírus, funcionam online e offline para liberar o computador sem necessidade de pagar o resgate em bitcoins cobrado pelos criminosos. Esse tipo de ameaça veio à tona novamente depois do ataque WannaCry, que afetou milhares de PCs com Windows 10 usando uma falha do próprio Windows.

Para saber se seu Windows já está com o patch contra WannaCry, clique no script (http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2017/05/script-revela-se-seu-windows-ja-esta-com-o-patch-contra-o-wannacry.ghtml)

O ransomware é um tipo de malware que bloqueia arquivos com criptografia. A solução para voltar a acessar os dados é uma chave secreta que só o hacker tem. Com isso, o usuário fica refém do criminoso se quiser recuperar suas informações. A melhor forma de fazer isso é usar um software de descriptografia. Para infectar os computadores, normalmente, hackers usam iscas como Netflix de graça ou golpes de phishing que fazem o usuário instalar na sua máquina o próprio vírus.

Confira a seguir uma lista para ajudá-lo a encontrar chaves seguras:

Avast

A Avast oferece uma lista grande de opções (avast.com/ransomware-decryption-tools). São programas que combatem ransomwares como AES_NI, Alcatraz Locker, Apocalypse, BadBlock e Crypt888 Fix — ameaças que apareceram a partir de 2015 e que na sua maioria usa criptografia AES-256 em conjunto com outros tipos de codificação.

AVG

A AVG oferece chaves contra vários ransomwares. Há uma ferramenta para o Tesladecrypt (avg.com/br-pt/ransomware-decryption), código malicioso que não muda a extensão dos itens gravados no HD e acaba tornando a identificação mais demorada por parte do usuário. Há ainda programas para enfrentar SZFLocker, Bart e outros.

No more Ransom

O No More Ranson reúne todas as entidades de segurança que trabalham contra o avanço do ransomware no mundo. Aqui há outra lista de programas de desbloqueiam arquivos no PC. Um destaques vai para o CoinVault Decryptor (nomoreransom.org), uma ferramenta criada pelo governo e pela polícia da Holanda, capaz de desbloquear arquivos atingidos pelos ransomwares CoinVault e Bitcryptor, de 2015.

ESET

A fabricante de antivírus Eset oferece gratuitamente para download o ESET Crysis Decryptor (eset.com/au/download-utilities/), uma arma contra o ransomware Crysis, conhecido também como JohnyCryptor, Virus-Encode, Aura ou Dharma. Esse ransomware usa uma das maiores variedades de extensões na criptografia dos arquivos, mas o software da ESET promete liberar tudo rapidamente sem dor de cabeça.

Kaspersky

No site da Kaspersky há outras várias opções úteis de ferramentas de desbloqueio de arquivos. Uma delas é a Rakhni Decryptor (noransom.kaspersky.com/), uma das mais poderosas disponíveis no mercado.  Descriptografa arquivos bloqueados pelos ransomwares: Rakhni, Agent.iih, Aura, Autoit, Pletor, Rotor, Lamer, Cryptokluchen, Lortok, Democry, Bitman (TeslaCrypt) versões 3 e 4, Chimera, Crysis (2 e 3) e Dharma.

Trend Micro

O Trend Micro Ransomware File Decryptor (success.trendmicro.com/) é uma ferramenta capaz de eliminar a ação de uma variedade grande de ransomwares, incluindo CryptXXX, TeslaCrypt, Badlock, Stampado, Chimera, Jigsaw, Crysis e o famoso WannaCry. O programa é oferecido gratuitamente no site da fabricante de software de segurança.

McAfee

O programa contra ransomware mais importante disponibilizado pela McAfee é o WildFire Decryptor (mcafee.com/br/downloads). A ferramenta libera aplicativos, bases de dados e outros arquivos infectados com o ransomware WildFire, um trojans traiçoeiro que pede US$ 300 de resgate e triplica a quantia se o depósito não for feito em oito dias.

(Fonte: www.techtudo.com.br 09/06/2017)